Blog   Segurança do Trabalho   26 de junho de 2020

Cinta Lombar EPI: Conheça os benefícios!

Tempo de Leitura: 5 minutos

A Cinta Lombar EPI ou Cinta Ergonômica, como também é conhecida, é um importante equipamento para a proteção de uma parte muito importante do corpo do trabalhador. Como o próprio nome já indica, é isso mesmo: proteção da região lombar, ou seja, da coluna do trabalhador.

Sem a utilização deste equipamento, o colaborador atua em exposição direta a diversos tipos de risco existentes durante suas atividades que podem afetar esta região. Resultando, assim, em acidentes do trabalho, desgastes físicos, lesões, etc. 

É importante lembrar que, segundo um estudo realizado pela OMS – Organização Mundial de Saúde, as dores lombares configuram um dos problemas mais corriqueiros no nosso país. Cerca de 80% da população sofre ou irá sofrer com este mal em algum momento da vida, segundo a pesquisa. 

Por este motivo, fornecer a Cinta Lombar EPI é a maneira mais adequada de proteger o trabalhador, além de manter a empresa em dia com a legislação. Isso porque mesmo não sendo um Equipamento de Proteção Individual, o item é obrigatório e deve ser fornecido gratuitamente pelo empregador.

Bem, se você deseja saber mais sobre a Cinta Lombar EPI e os seus benefícios, fique ligado neste artigo! Você conhecerá melhor este equipamento tão importante e todos os benefícios tanto em utilizá-lo quanto em fornecê-lo. 

O que é a Cinta Lombar EPI?

A Cinta Lombar EPI também pode ser encontrada como Cinta Ergonômica ou até mesmo Cinta Lombar Ergonômica. Este é um produto considerado ergonômico para a proteção da parte lombar, ou seja, da coluna do trabalhador e por isso é tão importante. 

Funciona realmente como um cinto de segurança que deve ser utilizado durante as atividades em que ofereçam risco à esta região. 

Sua principal função é servir de reforço para a lombar. Tornando a região mais firme, para evitar lesões por esforço e também, garante que a postura do trabalhador fique o mais próximo da ideal. 

Lembrando que grande parte das lesões são inicialmente causadas pela postura inadequada no momento em que o trabalhador executou a ação de esforço. Inclusive, é por isso que o cinto ergonômico lembra um colete postural, utilizado por pacientes de Fisioterapia pois, evita que o usuário fique com a postura curvada e etc.

E é válido lembrar que para que essa região do corpo seja acionada, basta ficarmos em pé. Agora, imagine trabalhadores que ficam de pé durante muitas horas ou mesmo carregam peso de um lado para o outro? Nestes casos, acabamos forçando ainda mais a região. 

Ao levantar peso, por exemplo, a coluna vertebral sofre uma forte pressão que é minimizada pela sustentação muscular. Com o tempo e sem a proteção adequada, essa pressão pode resultar em lesões corporais que podem impossibilitar o trabalhador de continuar realizando seu trabalho.

O que muita gente não sabe é que a Cinta Lombar EPI também deve ser utilizada, muitas vezes, para trabalhadores que passam muito tempo sentados. Isso porque ela oferece sustentação à base da coluna evitando muitas dores nas costas. 

Dessa forma, a Cinta Lombar EPI torna-se imprescindível em diversas atividades de diversas áreas diferentes. Pois protege a coluna e o grupo muscular da região dos fortes impactos que podem causar lesões leves ou graves.

Agora, quais são as principais atividades em que a Cinta é utilizada? É o que veremos a seguir. 

Em quais atividades deve-se utilizar a Cinta Ergonômica?

Sendo um equipamento extremamente versátil, a Cinta Lombar EPI poderá ser utilizada nas mais diversas tarefas profissionais. O que deverá ser levado em consideração é a presença ou ausência dos riscos aos quais o produto estará apto a oferecer proteção.

Assim, este item é muito utilizado em:

  • Áreas da Construção Civil;
  • Almoxarifados;
  • Indústrias;
  • Estoquistas;
  • Supermercados e Atacados;
  • Transportadoras de Cargas;
  • Entre muitos outros. 

Mas é claro que não é só para os casos que envolvem levantamento pesos. Como mencionamos anteriormente, a Cinta Lombar EPI também deve ser utilizada para proteger a coluna daquele colaborador que trabalha durante muito tempo sentado, por exemplo. 

Por isso, também vemos este EPI sendo muito utilizado por: 

  • Operadores de Telemarketing;
  • Caminhoneiros;
  • Motoristas de Ônibus;
  • Operadores de Máquinas;
  • Etc. 

Se tratando da Prática Esportiva, a Cinta Lombar EPI também é muito utilizada pois alguns esportes demandam cerca pressão na região lombar e, assim sendo, na coluna. Por isso, atletas de musculação que fazem levantamento de pesos ou agachamento também utilizam com frequência.  

Será que a Cinta Lombar EPI é mesmo considerada um EPI?

Mesmo sendo conhecida como “Cinta Lombar EPI”, é preciso verificar se o equipamento pode mesmo ser considerado dessa forma. Para isso, vamos lembrar da necessidade de que o equipamento tenha o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Assim sendo, vemos que mesmo sendo um produto de uso individual que oferece proteção ao usuário, a Cinta Lombar EPI não possui CA. Ou seja, não pode ser considerada um EPI. 

Então agora você pode estar se perguntando: se não é considerado EPI, então não é dever da empresa fornecer o equipamento?

Bem, para responder a essa pergunta vamos dar uma olhada na legislação.

Segundo a lei 8213 – art. 19, inciso 1º, é dever da empresa adotar todas as medidas responsáveis pela segurança do trabalhador. Veja no trecho abaixo:

lei 8213 – art. 19, inciso 1º: § 1º A empresa é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador.

Ou seja, mesmo não sendo considerado Equipamento de Proteção Individual, fornecer a Cinta Ergonômica é um dever do empregador. Afinal de contas, ela também é uma medida individual de segurança, como você pode ver acima.

Benefícios de utilizar a Cinta Lombar EPI

A verdade é que a Cinta Lombar EPI é produzida para oferecer uma sustentação extra para os músculos da lombar e do abdômen do usuário. Sendo assim, é utilizada sempre que houver uma sobrecarga de peso ou de desconforto nesta região do corpo do trabalhador. 

Além de aliviar o peso, através da sustentação, a Cinta evita muitas dores e acidentes ocupacionais que poderiam existir. Assim, vamos ver abaixo os principais benefícios de utilizar a Cinta Lombar EPI: 

  • Ter um aumento da sustentação na região lombar;
  • Proteção para a coluna do usuário;
  • Evitar dores futuras e acidentes ocupacionais; 
  • Auxilia na correção da postura;
  • Promove a produtividade do trabalhador, que atua em segurança;
  • Colabora para a Segurança do Trabalho da empresa.

Gostamos de dizer sempre que, se houver dúvida, recomendamos sua utilização já que  trata-se de um equipamento confortável que não altera a capacidade produtiva do colaborador, pelo contrário, otimiza-a.

Como adquirir a melhor Cinta Lombar EPI? 

A Cinta Lombar EPI é um equipamento muito fácil de ser encontrado e por isso você poderá encontrar de diferentes marcas e preços. No entanto, todas elas partirão do mesmo formato básico composto por três itens:  

  1. Uma base resistente e forte, onde oferecerá sustentação à região lombar;
  2. Faixas laterais ajustáveis, que fortalecerão essa parte do corpo, proporcionando também o endireitamento da postura;
  3. Suspensório também ajustável, que auxiliará na posição de trabalho, mantendo um alinhamento correto na coluna vertebral.

Após verificar se estes três itens são feitos de maneira segura e confiável, passe a observar outras características como o material de fabricação, a marca e alguns extras.

O material de fabricação é importante principalmente para duas coisas: 1) proporcionar conforto para o usuário (não pode ser um tecido muito rígido, por exemplo); e 2) oferecer durabilidade, que implica em economia para o comprador e segurança para o profissional.

Já a marca, esta é importante para que você possa confiar no produto que está levando. Por este motivo é muito importante que você garanta a sua Cinta Ergonômica de um fornecedor que seja da sua confiança.

Cinta Lombar EPI é na Prometal EPIs!

Precisando de Cinta Lombar EPI?

Chame um de nossos atendentes agora mesmo no chat aqui do canto da tela. Oferecemos os melhores preços e marcas do mercado. 

Confira aqui algumas opções!

Continue a sua leitura com 5 curiosidades sobre o EPI

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.