Capacete Montana: Onde utilizar?

Tempo de Leitura: 5 minutos
Capacete Montana

O Capacete Montana é um dos Capacetes de Segurança mais utilizados no mercado. Por serem extremamente seguros e versáteis, são empregados não somente para o desenvolvimento de atividades profissionais como também para a prática de atividades esportivas.

A verdade é que dentre os Equipamentos de Proteção Individual, o Capacete de Segurança é um dos mais conhecidos. Isso porque são muitas as áreas e atividades profissionais que exigem sua utilização para a proteção da cabeça do trabalhador. 

Por este motivo, existem diversos modelos deste EPI, sendo o Capacete Montana apenas um deles. Dessa forma, conhecer as principais características de cada um dos modelos é parte fundamental do processo para decidir qual item escolher.

Além do capacete, outros equipamentos são geralmente utilizados em conjunto para uma proteção completa, como: Calçados de Segurança, Luvas, Óculos de Proteção, Respirador… A implementação de cada um destes EPIs vai variar de acordo com a necessidade. Ou seja, com os riscos existentes no ambiente de trabalho.

Com a utilização dos EPIs, o trabalhador atua em favor da sua Saúde e Segurança do Trabalho. Além disso, através do fornecimento dos produtos, o empregador mantém a empresa dentro das leis já que está cumprindo com sua obrigação.  

Se você está buscando um Capacete Montana mas não tem certeza se este é o modelo ideal, então este artigo é para você. Aqui iremos esclarecer os principais pontos não somente deste modelo, como dos principais Capacetes de Segurança.

Boa leitura! 

Capacete de Segurança: o que é e para que serve? 

Os Capacetes de Segurança são Equipamentos de Proteção Individual determinados pela NR 6 e, portanto, obrigatórios sempre que necessários. São utilizados nas mais diversas áreas e têm como principal objetivo proteger a cabeça do usuário contra impactos, batidas e ferimentos causados por quedas de materiais, entre outros.

Porém, para que seja de fato funcional e seguro, é preciso levar em consideração alguns detalhes, como: se o produto é de qualidade, se o modelo é o mais adequado, etc. Essas observações irão não somente garantir proteção ao trabalhador, como certeza de ter feito uma boa compra ao empregador. 

Outro ponto importante no momento da compra de um equipamento, seja o Capacete Montana ou qualquer outro, é a data de validade do EPI. Cada produto possui uma data de fabricação e um prazo estipulado para a recomendação de uso que deve ser respeitado. 

Existem diversos modelos de capacetes de segurança, um para cada tipo de risco ou atividade a ser desenvolvida. O Capacete Montana é um deles. Antes de nos aprofundarmos especificamente neste EPI, vamos dar uma olhada em todos os modelos logo abaixo. 

Tipos de Capacete de Segurança

A NR 6 é a Norma Regulamentadora responsável por determinar tudo sobre os Equipamentos de Proteção Individual. Assim, em seu Anexo I, vemos a lista completa dos EPIs disponíveis no mercado. Dentre os capacetes de Segurança, podemos identificar três principais tipos diferentes. São eles: 

  • Tipo I: referente aos Capacetes de Segurança com abas totais, ou seja, em todo o entorno da cabeça;
  • II: Capacete de Segurança com aba frontal;
  • III: Modelo sem aba.

Além desta classificação, existem outras duas especificações importantes: os capacetes que pertencem às classes A e B. A única diferença entre essas duas classes é que o Capacete de Segurança Classe A protege contra o impacto de objetos enquanto o Classe B protege, também, contra choques elétricos.

Ou seja, se a atividade a ser desenvolvida envolve o risco de choques elétricos, o Capacete de Segurança a ser utilizado, independente se do Tipo I, II ou III, deverá ser da Classe B. Do contrário, o usuário não estará devidamente protegido e estará passível de risco. 

Outras características que você poderá encontrar diferenciando capacetes de segurança, são: as cores, o conforto oferecido, o material em que é feito, tipo de carneira (parte de borracha que fica sobre a cabeça), entre outros. No momento da compra, todos os fatores que forem relevantes deverão ser levados em consideração para uma maior segurança e melhor aproveitamento do produto. 

Os Capacetes Montana são geralmente dos tipos II e III e podem ser encontrados tanto na Classe A quanto de Classe B. Vamos falar mais sobre eles a seguir!

Capacete Montana: o que você precisa saber

O Capacete Montana é um dos tipos de Capacete de Segurança existentes no mercado. Podem ser dos tipos I e II e também pertencer às classes A e B. Isso quer dizer que existem capacetes com aba frontal, sem aba, sem e com proteção contra choques elétricos.

Estes fatores deverão ser levados em consideração no momento de compra para evitar a troca do produto ou pior: colocar o trabalhador frente ao risco. Por isso, lembre-se sempre de consultar o vendedor antes de tomar a decisão final. 

A Montana é uma marca reconhecida no mercado de EPIs e também de artigos esportivos. Seus equipamentos possuem certificação do INMETRO e são desenvolvidos de acordo com as normas técnicas de segurança. Certamente você já deve ter ouvido falar de seus equipamentos…

O Capacete Montana, como alguns outros modelos, é composto por componentes fundamentais: o casco e a suspensão (carniceira). A suspensão, também conhecida como carniceira, é a parte que fica em contato com a cabeça do usuário mantendo o casco, que é a parte rígida do EPI, afastado. Assim, o casco é a parte superior, onde fica apoiada na suspensão e tem como objetivo absorver impactos protegendo a cabeça do trabalhador.

O principal diferencial do Capacete Montana, além da qualidade, é claro, é que este modelo possui um sistema de jugular de três pontos. Isso traz muito mais conforto e segurança para o trabalhador pois evita que o equipamento se solte.

Dessa forma, o equipamento fica muito mais preso ao corpo do usuário que pode desenvolver as atividades tranquilamente e com segurança. Resumidamente, o Capacete Montana é um Equipamento de Proteção Individual de muita qualidade e com um excelente custo-benefício. 

Onde utilizar o Capacete Montana

O Capacete Montana pode ser utilizado tanto para fins profissionais quanto para atividades esportivas. Para ambas as práticas o EPI oferece o mesmo nível de proteção se for utilizado com responsabilidade, seguindo as recomendações de uso e para as atividades corretas.

Quanto aos esportes, o Capacete Montana é muito utilizado para:

  • Prática de Skate;
  • Rapel e Escalada;
  • Alpinismo;
  • Rafting;
  • Caiaque em Corredeiras;
  • Surf em ondas grandes;
  • Entre outros.

Quanto às atividades profissionais, o Capacete Montana é igualmente utilizado. Dentre as atividades que mais buscam o equipamento, estão:

  • Alpinismo Industrial;
  • Pinturas e limpezas de fachadas e telhados;
  • Manutenções em redes elétricas (nestes casos, utilizando modelos Classe B);
  • Limpezas de chaminés;
  • Todo tipo de trabalho em altura. 

Como você pode ver, o Capacete Montana é extremamente versátil e eficiente para diversos tipos de utilização, desde que feita com segurança e responsabilidade. Por isso, em caso de dúvidas, consulte sempre um especialista ou busque adquirir os produtos em um distribuidor de EPIs confiável.

Assim, você terá a certeza de contar com produtos das melhores marcas e, ainda, as melhores condições de pagamento e benefícios exclusivos. Precisando de Capacete Montana? Conte com a Prometal EPIs.

Continue a sua leitura com Além das NRs: legislações da Segurança do Trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima