Blog   EPIs   19 de dezembro de 2019

Abafador de Ruído: Tudo que você precisa saber!

Tempo de Leitura: 6 minutos

O Abafador de Ruído é um importante EPI para trabalhadores que realizam atividades frequentemente expostos a ruídos nocivos. Além de ser de fornecimento obrigatório por parte do empregador, o equipamento evita problemas auditivos que podem levar até mesmo à perda completa da audição, entre outros. 

Esse tipo de doença ocupacional pode afetar diversos trabalhadores no Brasil inteiro e por isso é tão importante o cuidado para a prevenção. Para estar sob este risco, basta o colaborador trabalhar em um ambiente que ofereça ruídos acima do nível de tolerância.

Por este motivo, essa é uma das doenças do trabalho mais comuns aqui no Brasil. Podendo afetar trabalhadores de diversas áreas, como: siderúrgicas e metalúrgicas, indústria gráfica, têxtil, construção civil, agricultura, transportes, telesserviços, entre outros.

Portanto, é justamente para evitar este tipo de situação que o Abafador de Ruído torna-se essencial em diversas áreas profissionais. Este tipo de EPI deve, inclusive, ser utilizado em casa, para tarefas domésticas que envolvam ruído exacerbado. 

Bem, mas como saber qual o Abafador de Ruído ideal para a utilização que você deseja? É o que você vai ver no artigo de hoje! Iremos mostrar a você não só o que é o EPI, como também como escolher o ideal, quais os limites de tolerância, diferença de abafador de ruído e protetor auricular e muito mais! 

O que é um Abafador de Ruído e por que é importante? 

Abafador de ruído é o nome dado a um protetor de ouvido composto por duas conchas geralmente produzidas em plástico interligadas por um arco. Conhecido também como protetor tipo concha, este EPI é fundamental para evitar problemas futuros de audição.

Aliás, este é o maior dos problemas da doença ocupacional auditiva: os sintomas começam a aparecer no longo prazo, quando pode já ser tarde para reverter ou prevenir a piora da situação. Por este motivo, utilizar os equipamentos de proteção adequados é tão importante.

Dentro de cada uma das conchas do Abafador de Ruído existe um revestimento de espuma, que funciona justamente para proteger os ouvidos dos trabalhadores. Por isso, este EPI é obrigatório em atividades que envolvam ruídos excessivos e longa exposição ao risco, pois ele atenua significamente os níveis destes ruídos. 

Visualmente este equipamento parece até mesmo um fone de ouvido externo, daqueles que estão na moda, sabe? No entanto, a ideia é completamente oposta: enquanto os fones produzem sons, o abafador de ruído serve para atenuar sons externos. 

Quem precisa utilizar o Abafador de Ruído?

Existem muitos áreas profissionais que envolvem a exposição dos trabalhadores a ambientes com excesso de ruídos. As grandes indústrias são ótimos exemplos disso. Entre os principais exemplos da utilização necessária do EPI, vemos:

  • Aeroportos;
  • Indústria automobilística;
  • Metalúrgicas;
  • Siderúrgicas;
  • Operadores de Máquinas Agrícolas;
  • Agricultura no geral;
  • Entre outros.

A verdade é que o Abafador de Ruído deve ser utilizado em qualquer atividade que extrapole os limites de tolerância aos ruídos determinados pela NR 15. Esta é a Norma Regulamentadora responsável por regulamentar os níveis de Insalubridade.

Veja na tabela abaixo os níveis de tolerância ao ruído medido em decibéis (DB) e o tempo máximo de exposição: 

Quem irá fazer essa inspeção e verificar a necessidade do Abafador de Ruído, bem como outros EPIs, é a equipe responsável pelo PPRA. PPRA é a sigla para o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que tem como objetivo identificar os riscos presentes no ambiente e desenvolver estratégias para eliminá-los ou atenuá-los.

Somente quando não é possível eliminar os riscos, que os EPIs são empregados. Neste caso, se for identificado o risco de ruído em excesso, muito provavelmente o Abafador de Ruído será proposto. Assim, será possível preservar a saúde e a segurança física dos trabalhadores. 

Abafador de Ruído ou Protetor Auricular? 

Aqui na nossa loja, recebemos com frequência essa pergunta: qual equipamento comprar, Abafador de Ruído ou Protetor Auricular? Seja para uso pessoal ou profissional, a atenção neste momento é fundamental, para que você saiba escolher o modelo mais adequado.  

O Abafador de Ruído, como você já viu, é aquele protetor de ouvido tipo concha, composto por duas partes revestidas de esponja e um arco sobre a cabeça. Por outro lado, o Protetor Auricular é aquele pequeno objeto que você insere dentro da orelha, também chamado de “Plug”, podendo ser de espuma, polímero, silicone ou silicone grau farmacêutico. 

Ambos os equipamentos são considerados EPIs, e possuem a exata mesma finalidade. A única coisa que você deve levar em consideração na hora de adquirir uma ou outra opção é os níveis de ruído a qual protegem. Isso porque existem mais de um tipo de Abafador de Ruído e mais de um tipo de Protetor Auricular. 

Os dois terão a mesma finalidade sendo a única importância verificar a intensidade da proteção daquele produto e comparar ao risco existente no ambiente de trabalho. Agora, existem outras características que você também pode levar em consideração…

Como por exemplo, o conforto do usuário. O Abafador de Ruído é geralmente considerado mais confortável pela maioria dos trabalhadores. No entanto, há quem prefira o Protetor Auricular! Por isso, verifique com a sua equipe se existe alguma preferência.

Outra questão importante é a facilidade de transporte. O Protetor Auricular é um objeto bem pequeno, fácil de ser guardado e transportado para diversos lugares junto com o trabalhador. Por outro lado, é mais fácil de perdê-lo se não houver o cuidado necessário. Já o Abafador de Ruído é um EPI maior, mais fácil de encontrar e menos fácil de transportar.

Qual exige um maior investimento?

Em questões de dinheiro, o Protetor Auricular geralmente exige um investimento inferior ao Abafador de Ruído, mas lembre-se de que este fator não deve ser decisivo para escolha do EPI. Mas, sim, a proteção e conforto do usuário. 

Como escolher o seu Abafador de Ruído?

Como dissemos anteriormente, existem diversos tipos de Abafador de Ruído. Por isso, é importante que você leve em consideração alguns fatores específicos no momento da compra do EPI. 

Pensando em facilitar para você, reunimos aqui os que consideramos mais importantes. São eles: Nível de Atenuação dos Ruídos (em decibéis); Fabricante do Produto; Tamanho; e Conforto. Vamos ver mais detalhes sobre cada um destes fatores. 

Nível de Atenuação dos Ruídos

O nível de atenuação dos ruídos é o atributo mais importante que você deve observar antes mesmo de adquirir o seu EPI. Isso porque este nível será o responsável por indicar a capacidade do equipamento de proteger o trabalhador contra o ruído. Ou seja, o quanto ele pode atenuá-lo. 

Assim, quanto mais alto for considerado este nível, maior será a proteção contra ruídos que o Abafador irá oferecer. Essa avaliação é dada em decibéis (dB) e, existem abafadores de níveis diferentes. Como por exemplo: 13dB; 14dB; 16dB; 20dB; 23dB; 26dB; etc.

Fabricante do Produto

Prestar atenção ao fabricante do produto possibilita que você conheça um pouco melhor sobre a procedência daquele material. Dessa forma, você terá a certeza ou não de que aquele produto é de qualidade e por isso oferecerá uma durabilidade maior. 

Observe também o próprio material em que o EPI foi produzido: verifique se o arco parece feito em bom material, se possui ajuste de tamanho, se as espumas internas são de boa qualidade… Esses pequenos detalhes poderão fazer a diferença no seu bolso!

Tamanho 

Muitas vezes acontece de um mesmo Abafador de Ruído ser utilizado por mais de uma pessoa. Se o mesmo não possui ajuste, é imprescindível verificar o tamanho do EPI, se é compatível com o usuário. Para que seja oferecida a proteção necessária, é importante que seja de um tamanho adequado. 

Conforto 

Verificar o tamanho do EPI também ajuda neste próximo critério importante no momento da compra: o conforto oferecido pelo material! Como geralmente o trabalhador deve utilizar o Abafador de Ruído durante muitas horas de trabalho, o conforto acaba sendo uma característica a se observar. 

Até porque, assim você estará colaborando ainda mais para que aquele trabalhador utilize os EPIs corretamente. Diminuindo, assim, os índices de doenças ocupacionais para a equipe, multas e processos judiciais para a sua empresa. 

PCA – Programa de Conservação Auditiva

O Programa de Conservação Auditiva está previsto na NR 7, Portaria 09/04/98 do MTE no seu quadro II, Anexo I, e configura um conjunto de medidas que buscam a prevenir a surdez ocupacional.

Dessa forma, o programa possui como principal objetivo proteger o trabalhador dos ruídos em excesso a que estão expostos durante a atividade profissional. Adaptando as empresas às exigências legais, reduzindo os custos de insalubridade e as reclamações trabalhistas.

Tudo isso além do mais importante: otimizar a qualidade de vida e a segurança do profissional que atua na sua empresa. Mas a quem se aplica este programa? 

Todas as empresas que tiverem trabalhadores em regime CLT, expostos a altos níveis de ruídos e pressão sonora deverão, obrigatoriamente, fazer a implementação do Programa de Conservação Auditiva (PCA).

Para isso, é necessário que uma equipe multiprofissional atue em conjunto pois as medidas que deverão ser adotadas irão envolver as áreas não só de fonoaudiologia e medicina, como engenharia, treinamentos e administração. 

Saiba mais sobre o Programa de Conservação Auditiva neste artigo. 

Abafador de Ruído? É na Prometal EPIs

Buscando o Abafador de Ruído ideal para a sua empresa? Conte com a gente! Aqui na Prometal EPIs você garante não apenas produtos das melhores marcas do mercado, como uma verdadeira experiência em Segurança do Trabalho. 

Entre em contato conosco! Estamos esperando por você. 

Continue a sua leitura com EPIs para proteção auditiva e os níveis de ruído

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.