A importância da máscara de soldador e o EPI

Tempo de Leitura: 5 minutos
máscara de soldador

A máscara de soldador é o EPI mais importante durante a atividade de soldagem. Na verdade, é um dos, pois cada um tem sua importância de igual maneira. No entanto, de certo este é o mais lembrado por todos quando se trata deste assunto.

Isso porque a atividade de soldagem é muito comum no ramo industrial e com isso, os EPIs desempenham um papel fundamental para diminuir o risco de acidentes. Por este motivo, além de obrigatórios, são realmente importantes para prevenir problemas sérios.

Assim sendo, todos os trabalhadores da área devem ter muito cuidado e seguir exatamente o que dizem as normas de segurança. Do contrário, estará em exposição direta a diversos tipos de risco, que podem infringir a sua segurança física durante o trabalho.

Por isso, conversar sobre a importância da máscara de solda e os demais EPIs é premissa básica para qualquer empregador que ofereça esse tipo de serviço a seus colaboradores. Portanto, no artigo de hoje, iremos falar mais sobre este assunto!

Se você deseja saber mais sobre as máscaras de soldador e a importância dos equipamentos de proteção, fique ligado neste artigo! 

Em que consiste o trabalho de soldagem?

A Soldagem é o processo que se responsabiliza por unir dois metais, tornando um só. Deve ser realizado sempre por um profissional instruído e habilitado para tal, já que oferece muitos riscos à saúde do trabalhador. 

Dentre estes riscos, estão: lesão ocular devido à luminosidade do processo; problemas auditivos devido aos ruídos; queimaduras; intoxicações; má postura; dentre outros tantos agentes que atrapalham a rotina destes profissionais diariamente.

Por este motivo, as Medidas de Controle de Risco são essenciais, mas com destaque aos EPIs, que tornam-se obrigatórios depois que todas as demais medidas forem insuficientes. 

Com tantos riscos, lógico que a máscara de soldador não é o único EPI a ser utilizado. Existe uma série de equipamentos importantes nesse sentido, que devem ser levados em consideração. Lembrando que fornecer os EPIs é uma responsabilidade do empregador, que deverá fazê-lo de forma gratuita para os trabalhadores.

O que é a máscara de soldador?

A Máscara de Soldador é um EPI de uso obrigatório e que deve ser utilizado pelo trabalhador em todas as atividades que envolvem a solda. E isso vai desde as indústrias automobilísticas, ferroviárias, navais, construção civil, metalúrgicas, entre outros.

Este equipamento também é imprescindível nos processos de soldagem que envolvem o chamado Arco Elétrico, o TIG (Tungsten Inert Gas) e o arco submerso. Sem ele, o colaborador fica com o rosto exposto diretamente ao risco e à iminência de acidentes.

Como estes processos são extremamente agressivos, é necessário um EPI extremamente resistente. E por isso as máscaras de soldador são fabricadas em um material muito resistente, que oferece proteção contra faíscas, radiações, iluminação e fontes de calor extremas. 

É possível encontrar diversos modelos do produto, com variações que vão desde o tamanho do visor até o sistema automatizado ou passivo. O visor, por exemplo, pode ter diferentes tamanhos e também possui variadas opções de filtros que oferecem proteção aos olhos sem perder a visibilidade.

Outro ponto é se o visor é fixo ou se é articulado, ou seja, se é possível levantá-lo ou somente tirando a máscara inteira. Os filtros também possuem diferentes características, oferecendo proteção para radiações que variam segundo a luminosidade.

Por último, e não menos importante, a máscara de soldador pode ser automática ou passiva, em relação com o escurecimento da tela, e terem o formato de máscara mesmo ou escudo. Ambas oferecem proteção para a parte frontal da cabeça.

Para escolher o melhor EPI, é preciso levar em consideração os riscos do ambiente de trabalho e o nível de conforto, já que muitas vezes o trabalhador passa horas utilizando o produto e isso implica na sua produtividade.

Tipos de Máscara de Soldador

A máscara de soldador pode ser automática ou passiva. Para que você entenda melhor essa relação, vamos explicar melhor cada uma delas abaixo.

  • Máscara de Solda Automática: este modelo é composto por um visor que escurece e clareia automaticamente a depender da luminosidade para onde é direcionado. Em exposição ao arco elétrico da soldagem, por exemplo, o visor se escurece automaticamente, oferecendo proteção aos olhos do trabalhador.

Ao virar-se para o outro lado, perdendo, assim, o contato direto com a luminosidade da solda, juntamente com os raios infravermelho e ultravioleta, o visor volta a clarear. Possibilitando, assim, que o colaborador enxergue normalmente, sem precisar remover o EPI a todo tempo. 

  • Máscara de Soldador Passiva: Já a Máscara de Soldador passiva é aquele modelo que possui um único filtro, estático e escuro, no lugar do visor. Este filtro já é escuro e oferece proteção ao rosto, pescoço e olhos do usuário sempre que estiver em contato com as radiações.

Entretanto, como esta opção não possui o sistema automático, é necessário que o trabalhador retire a máscara ao terminar o trabalho para que volte a enxergar com naturalidade, já que o filtro escurece a visão. 

Como escolher a Máscara de Soldador ideal

A Máscara de soldador é de extrema importância para a saúde e segurança física do trabalhador, mas também para a sua produtividade. Por este motivo, é preciso saber escolher adequadamente. 

Abaixo relacionamos 03 passos para você escolher o melhor produto para sua empresa. No entanto, lembre-se que em primeiro lugar o PPRA deverá ser observado, a fim de identificar todos os riscos do ambiente de trabalho.

Tendo isso em mãos, veja quais as próximas dicas: 

Máscara Automática ou Máscara Passiva?

Como você viu acima, a máscara de soldador pode ser automática ou passiva. A principal diferença entre elas faz referência ao escurecimento do visor, seja automatizado ou não. O modelo automático escurece e clareia o visor de forma automática, quando necessário.

Já a máscara passiva deve ser retirada sempre que o trabalhador finalizar o trabalho de soldagem, já que ele não irá clarear automaticamente. Esse visor já terá em si um filtro escurecido, que poderá variar de tonalidade (você vai ver no terceiro item).

Tamanho do Visor

O tamanho do visor é outro ponto importante, já que o campo de visão do soldador é um fator determinante para o seu desenvolvimento no trabalho. Lembre-se que quanto maior o visor, mais clara será a visão do usuário durante o processo. 

As medidas do visor podem variar entre 100 x 93 mm, 90x34mm, entre outras opções. Essa variação ocorre mais nas máscaras de soldador automáticas, já que os modelos passivos geralmente possuem um único tamanho de visor. 

Tonalidade do Filtro da Máscara de Soldador

A tonalidade do Filtro é geralmente escolhida nas máscaras passivas, já que nestes casos é uma só tonalidade por máscara. As máscaras automáticas possuem o escurecimento automático e este se dará de acordo com a tonalidade selecionada no próprio EPI.

Já as máscaras passivas, portanto, deve-se escolher a tonalidade do filtro de acordo com a necessidade. Ou seja, dependendo do arco elétrico utilizado na soldagem. Veja no quadro abaixo como se dá os níveis de tonalidade, de acordo com a EN 379:2003:

Imagem: reprodução weldvision

Demais EPIs para Soldador

Não é só a máscara de soldador que este profissional deve utilizar em sua rotina. Mesmo este sendo o EPI mais lembrado, a importância dos outros equipamentos se dá da mesma maneira e devem ser utilizados todos eles em conjunto.

Assim sendo, os demais EPIs para soldador, são: 

  • Avental de Raspa
  • Luva de Segurança
  • Proteção Auditiva: protetor auricular ou abafador de ruído
  • Óculos de Proteção ou Óculos de Segurança
  • Perneiras
  • Touca Árabe
  • Avental de Raspa

E os EPCs para o Processo de Soldagem? 

Os EPCs também são muito importantes para a proteção dos trabalhadores durante o processo de soldagem. Veja quais são os principais equipamentos utilizados nesse sentido:

  • Extintor de Incêndio;
  • Cortina Especial para Solda;
  • Sistema de Exaustão;
  • Sinalização do ambiente;
  • Entre outros.

Máscara de Soldador? É na Prometal EPIs!

Aqui na Prometal EPis você encontra todos os modelos que viu neste artigo e com o melhor custo benefício do mercado. Disponibilizamos das melhores marcas para você escolher com segurança.

Entre em contato e peça já a sua!

Continue sua leitura com Sapato de Segurança: Onde utilizar? Conheça os principais modelos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima