Blog   Segurança do Trabalho   11 de maio de 2020

8 dicas para escolher Lanterna para Indústrias

Tempo de Leitura: 5 minutos
Lanterna para Indústrias

Existem muitos equipamentos comuns ao nosso cotidiano que são igualmente utilizados de maneira profissional em grandes empresas. Um ótimo exemplo disso é a Lanterna para Indústrias que, ao contrário do que a maioria pensa, não é apenas uma lanterna comum.

O que você já deve imaginar é que a iluminação é um fator fundamental para o desenvolvimento da maioria das atividades. No entanto, nem todos os ambientes são providos de luz, seja ela natural ou artificial. Nestes casos é que entra a necessidade de uso de objetos como as lanternas que veremos neste artigo.

A verdade é que você até pode utilizar uma lanterna comum para realizar uma atividade profissional. Mas se fizer isso sem o mínimo cuidado, pode estar colocando a sua vida e a de todos que estão no local em risco. Isso porque muitas vezes, dependendo do ambiente e da atividade a ser desenvolvida, podem haver riscos no local de trabalho.

Riscos que podem trazer danos à saúde e à segurança física de todos aqueles que estiverem no mesmo ambiente. Um ótimo exemplo disto são os ambientes cuja atmosfera é inflamável. Para este tipo de risco, a lanterna utilizada é um modelo muito específico. Você saberia dizer qual é? Já falamos sobre ela aqui no blog…

Dessa forma, existem diversos tipos de Lanterna para Indústrias. Além dos riscos do ambiente, existem outros fatores a serem levados em consideração para escolher o produto ideal, e é sobre isso que falaremos neste artigo! 

Portanto, se você deseja escolher a sua Lanterna para Indústrias, confira as 8 dicas práticas e super simples que preparamos para você.

1) Escolha o modelo da Lanterna para Indústrias

As lanternas mais conhecidas do mercado são as lanternas de mão, muito utilizadas tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Porém, nem por isso este modelo será sempre o mais adequado. 

Hoje em dia você pode contar com diversos modelos diferentes de lanterna para indústrias que poderão facilitar e muito o seu trabalho. Alguns exemplos são as lanternas de cabeça, que são ótimas para o trabalhador que precisa das mãos livres para desenvolver uma atividade; os refletores, que configuram um modelo mais robusto com maior amplitude de iluminação, entre outros. 

Para escolher qual o modelo ideal, lembre-se de levar em consideração o objetivo principal pelo qual você está adquirindo o produto. Para isso, responda às perguntas: para que irei utilizar a lanterna? Em quais atividades? Qual o ambiente? Existem riscos neste ambiente?

2) Tamanho da Lanterna

Identificar o melhor tamanho da Lanterna para Indústrias é importante para promover um maior conforto e maior produtividade para os trabalhadores. Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessariamente o tamanho do produto que irá medir a intensidade da luz que ela fornece, embora aconteça na maioria dos casos. 

Este fator também é importante, mas veremos no item a seguir. A questão do tamanho deve ser levada em consideração para que a lanterna seja utilizada com facilidade, sem que dificulte a atividade profissional, pelo contrário, ajudando-a a ser desenvolvida.

Neste item também entra a questão: a lanterna será utilizada em mãos ou pendurada em algum lugar? Pois dependendo da sua resposta, deverá optar por um tamanho ou outro. Caso a lanterna deva ficar pendurada, lembre-se de observar se a mesma possui uma alça ou alguma coisa do tipo. 

3) Intensidade de Luz – Lúmens

A intensidade da luz emitida por uma Lanterna para Indústrias é medida em Lúmens. Este é um dos fatores mais importantes, sem dúvidas, na compra deste equipamento. Além de medir a intensidade, o número de lúmens indica também a estimativa para o alcance do facho de luz. 

Dessa forma, quanto maior o número de Lúmens, maior o alcance e maior a intensidade da iluminação. No entanto, desconfie de produtos que prometem um número de lúmens elevados demais para equipamentos de pequeno ou médio porte.

O que acontece é que existem muitos anúncios falsos na internet que prometem lanternas para indústrias com lúmens elevados e preços muito abaixo do normal. Esses produtos possivelmente são falsos, tenha cuidado. Para uma lanterna comportar muitos lúmens, ela precisa possuir um tamanho diferenciado.

Além disso, lembre-se também que quanto maior a intensidade da lanterna, mais bateria ela irá gastar. Por isso leve em consideração, também, o tipo de alimentação que a lanterna para indústrias exige. É isso que veremos no item a seguir. 

4) Fonte de alimentação – bateria

A bateria da lanterna para indústrias é muito importante e deve ser de qualidade pois o produto não poderá deixar os colaboradores na mão no meio de uma atividade. Por isso, lembre-se de observar tanto a qualidade quanto o tipo de alimentação que a bateria exige.

A maioria das lanternas existentes no mercado funcionam à base de pilha. Porém, hoje em dia já existem inúmeros modelos com baterias recarregáveis na tomada. Observe qual dos dois será o mais vantajoso para a sua atividade! 

Leve em consideração o gasto com o uso de pilhas, que pode ser um problema. Mas lembre-se que a ausência de uma tomada também é um fator problemático para uma lanterna que é movida à bateria. 

5) Modos de luz

Existem alguns modelos de Lanterna para Indústrias que possuem diferentes modos de luz. Como por exemplo, modo de luz alto, baixo, médio, luz vermelha ou outras cores, pisca, pisca, entre outros. Para as atividades que você pretende desenvolver, alguma dessas opções é necessária?

Se sim, lembre-se de verificar este detalhe no momento da compra. Lembre-se que mesmo que não tenha necessidade no momento, um produto que possui diversos Modos de Luz é mais versátil e pode acabar tendo utilidade em um futuro próximo. 

6) Antiexplosão

Espaços Confinados são ambientes que oferecem muitos riscos à saúde dos trabalhadores. Um deles, inclusive, é dado pela chamada Área Classificada. Áreas classificadas são ambientes que possuem a atmosfera altamente explosiva e, por isso, exigem um cuidado especial. 

Quando atividades são desenvolvidas nestes ambientes, é fundamental que utilize somente equipamentos Antiexplosão. O mesmo se dá para a Lanterna para Indústrias. Se for utilizada em uma área classificada, você deverá optar por uma Lanterna Antiexplosão.

Saiba mais sobre elas neste post

Em lanternas comuns, o fato de ligar/desligar o produto pode acabar gerando faíscas que atuam como fontes de ignição. Gerando explosões que podem resultar em acidentes de trabalho até fatais. Por isso, existem as lanternas antiexplosão, que são intrinsecamente seguras, construídas de modo a não gerar faíscas sob nenhuma circunstância.

Espaços que precisam desse tipo de equipamento: 

  • Silos;
  • Vagões;
  • Caminhões-tanque;
  • Caixa d’água;
  • Escavações;
  • Cisternas;
  • Tanques;
  • Tubulações;
  • Galerias;
  • Fornos.

7) Marca

A marca da Lanterna é também um fator a ser levado em consideração no momento de compra do equipamento. Isso porque através do fabricante, você consegue ter uma ideia da procedência e da qualidade do produto. Se é de confiança ou se não é. 

Isso irá implicar para que você tenha a certeza de estar adquirindo um produto durável e que ofereça a segurança e iluminação a qual se propõe. O que acaba fazendo com que você economize tempo e dinheiro gastos em produtos de má qualidade.

Se você tiver dúvidas, pode contar com a nossa equipe. 

8) Loja de EPIs

A Loja de EPIs onde você irá adquirir a sua Lanterna para Indústrias é importante por questões de comodidade e confiança. Dependendo do local, você consegue condições exclusivas e vantagens que só são possíveis para parceiros do negócio.

Por isso, busque Lojas de EPIs que possa oferecer a você não somente os produtos das melhores marcas, mas também as melhores condições de negociação dessas marcas. Não precisamos dizer, né? Conte sempre com a Prometal EPIs. 

Lanterna para Indústrias é na Prometal EPIs

Agora que você já sabe como escolher uma lanterna para indústrias da melhor forma, apostamos que você sabe também onde encontrá-la. Aqui na Prometal EPIs você garante todos os modelos disponíveis, das melhores marcas e com as melhores condições de pagamento.

Aqui você não tem apenas produtos de qualidade em uma loja de EPIs comum. Você tem um verdadeiro parceiro pronto para oferecer a você uma experiência completa em Segurança do Trabalho.

Entre em contato!

Continue sua leitura com Ficha de EPI: Por que a sua empresa precisa de uma?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.