Blog   EPIs   08 de janeiro de 2018

Como escolher o óculos de segurança ideal?

Tempo de Leitura: 2 minutos

óculos de segurança epi ideal

 As consequências pela falta do equipamento de proteção individual, causam danos sérios à saúde dos trabalhadores. No caso dos olhos, a ausência do EPI pode levar a cegueira permanente. Grande parte dos acidentes são causados pela falta do óculos de segurança, proporcionando a exposição aos riscos existentes no ambiente de trabalho.

Óculos de Segurança e os Acidentes de Trabalho

 

Os olhos estão entre as partes do corpo mais atingidas em acidentes de trabalho, sendo que 39,5% dos casos dos acidentes são causados pela entrada de corpo estranho na conjuntiva. De acordo com a Previdência Social, em relatório divulgado no ano de 2016, a região dos olhos representam 1,9% dos acidentes de trabalho.

A utilização dos óculos de segurança é obrigatória para as atividades que possam oferecer algum tipo de risco para o trabalhador, seja ele físico, químico ou biológico. Algumas profissões como soldador, carpinteiro ou profissionais que lidam com produtos químicos e biológicos, devem ficar atento ao modelo adequado dos óculos para garantir a proteção e segurança no trabalho.

Óculos de segurança ideal

Cada pessoa possui uma característica, tamanhos e formatos diferentes. A escolha do óculos de segurança está ligada diretamente neste fator, o tipo de rosto do usuário. Às vezes, o EPI fica bom e protege o trabalhador corretamente, porém, o mesmo óculos de proteção pode não ser adequado para outra pessoa por não ter um encaixe seguro. Fique atento aos modelos e verifique se o EPI está adequado e seguro ao seu tipo de rosto!

Tonalidade das lentes: Qual é a ideal?

Existem diversos tipos de tonalidades de lentes que são desenvolvidas com o intuito de aumentar a percepção visual e aliviar a fadiga dos olhos nas diversas atividades de trabalho existentes. Fazer o uso da tonalidade adequada, aumenta a produtividade, o conforto do trabalhador, além de reduzir as lesões nos olhos e preservar a visão por muito mais tempo. Cada tonalidade de lente irá proteger o usuário em atividades específicas, de acordo com o tipo de exposição e o ambiente de trabalho. O trabalhador irá definir qual lente irá se adaptar melhor, com mais conforto e segurança para a visão.

Lentes UVA e UVB

Além de proteger os olhos contra partículas volantes, o óculos de segurança também garante a proteção contra as radiações solares. Todos os óculos que possuem o Certificado de Aprovação – CA, irão garantir a proteção dos olhos do trabalhador contra raios UVA e UVB, filtrando 99,9% das partículas.

Por isso, na hora de adquirir o seu EPI, veja se o equipamento contem o CA. De acordo com a NR 6, é obrigatório a presença do CA em todos os EPIs!

Gostou?

Você pode se interessar por este vídeo do canal Pensou Proteção sobre os tipos de óculos de segurança!

Registre-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.