Blog   EPIs   14 de julho de 2021

6 artigos para você entender o mundo do EPI

Tempo de Leitura: 4 minutos

Os EPIs são equipamentos de proteção individual essenciais para a vida de diversos trabalhadores, das mais variadas áreas profissionais. São regulamentados pela NR 6 e, por isso, são de fornecimento obrigatório por parte dos empregadores. 

Esta não é uma norma muito curta, então são muitas as questões que envolvem este produto tão importante. Por este motivo, ainda existe muita confusão e dúvidas sobre o tema, que serão facilmente esclarecidas com os artigos que trazemos aqui hoje.

Aqui reuniremos 6 dos nossos melhores artigos sobre EPIs do nosso blog para que você tenha em um só lugar a resposta para muitas perguntas. Aproveite para salvar este link e/ou compartilhar com a sua equipe de trabalho. 

1) NR 6 e a importância do EPI

A NR 6 é a norma regulamentadora que serve como orientação para absolutamente todas as questões que envolvem os EPIs. Seja a definição dos mesmos, responsabilidades do empregador, fabricante e usuário, entre diversas outras questões importantes.

No artigo NR 6 e a importância do EPI você conhecerá os principais pontos da NR, além de outras questões que trazem à tona o quanto estes equipamentos são fundamentais para a segurança dos trabalhadores.

Além disso, você conhecerá cada uma das responsabilidades delegadas às partes envolvidas e também dará dicas sobre a escolha do EPI. Este é um ótimo artigo para iniciantes no assunto, empregadores, estudantes e TST em início de carreira.

Veja o artigo completo aqui: EPI e a NR 6 – Tudo que você precisa saber

2) As 3 principais dicas para escolher o EPI correto

Este artigo é muito interessante pois traz as 3 principais dicas para que a escolha do EPI seja feita corretamente. Este é um dos passos mais importantes para a Segurança do Trabalho, já que uma escolha errada nesse sentido pode implicar em um acidente grave.

Existem muitos fatores que devem ser levados em consideração no momento da compra do equipamento. E isso vai desde qual é o produto, marca, do que protege, do que é feito, onde é comprado, prazos de validade, e por aí vai.

Por isso, através deste artigo, você terá tudo que precisa para saber realizar uma compra assertiva, sem se preocupar com problemas, devoluções, ou trocas de EPIs.

Confira o artigo aqui: As 3 principais dicas para escolher o EPI correto 

3) Validade dos EPIs: CA x Prazo dos Fabricantes

Você sabia que a validade do EPI é diferente da Validade do CA? É verdade! Estes dois prazos são de cumprimento obrigatório e muito importantes para garantir que os EPIs ofereçam a proteção correta. 

No entanto, muita gente se confunde achando que são a mesma coisa, ou não entendem mesmo para que servem, o que querem de fato dizer. Por este motivo, escrevemos um artigo explicando em detalhes cada uma dessas datas.

Esse entendimento é primordial para todos aqueles que trabalham com os EPIs, sejam os usuários, fornecedores, Técnicos de Segurança do Trabalho, empregadores, etc. Neste artigo você irá compreender tudo isso e muito mais. 

Confira: Validade dos EPIs: CA x Prazo dos Fabricantes

4) 4 dicas para a Gestão de EPIs

A gestão de EPIs é uma atividade que pode trazer muitos benefícios para a empresa, benefícios de curto a longo prazo. Essa é uma excelente forma de garantir que os trabalhadores têm tudo que precisam para desenvolver suas atividades em segurança.

Além disso, a empresa é beneficiada também, já que uma boa gestão evita compras excessivas, diminui o extravio de equipamentos, entre outras questões importantes. Como os EPIs são obrigatórios, muitas empresas possuem essa responsabilidade. 

E como existem diversas legislações que é preciso ficar atento, é preciso também uma boa dose de responsabilidade e organização sobre isso. E é isso que trazemos neste artigo! Aqui você encontrará 4 dicas práticas e objetivas para colocar uma boa gestão em prática.

Lembre-se que, seja em auditorias fiscais ou mesmo em caso de acidentes, as documentações quanto aos EPIs deverão estar em mãos para evitar penalizações. Este é mais um motivo para investir em uma gestão eficiente. 

Confira aqui o artigo: 4 dicas para a Gestão de EPIs

5) Como planejar as compras de EPI em 2021?

O planejamento de compras de EPIs é outra pequena atividade que pode fazer toda a diferença na segurança do trabalho de uma empresa. Seja para diminuir acidentes e doenças ocupacionais, seja para gerar economia para a companhia.

Dizemos isso porque sabemos que fornecer os EPIs adequados aos riscos é mais que uma responsabilidade, é uma obrigação. Por este motivo, existe a NR 6 com todas as determinações e responsabilidades de cada parte neste processo. 

Como a empresa deve fornecer os equipamentos, deverá ter um estoque dos mesmos. E como garantir que não vai faltar? Muitas vezes, lidamos com centenas de funcionários. Milhares. E como dar conta de centenas, milhares de EPIs?

Não é simplesmente ir comprar quando um produto acabar, já que os trabalhadores não poderão ficar sem o equipamento e a empresa não poderá ficar sem sua produção. Por este motivo, planejar as compras anualmente é ideal. 

Neste artigo iremos mostrar a você como realizar um planejamento adequado, quais as vantagens que isso trará e como você pode, inclusive, economizar desta forma. Aproveite! 

Acesse agora mesmo: Como planejar as compras de EPI em 2021?

6) Descarte de EPIs: Como fazer?

Bem, nós sabemos que fornecer os EPIs é uma obrigação das empresas. Mas você sabia que realizar corretamente o descarte também é uma responsabilidade do empregador? É verdade! E é isso que muitas companhias não sabem e acabam recebendo multas. 

Realizar o descarte correto de cada tipo de equipamento, seguindo as diretrizes para isto, é de fundamental importância. Isso pode não só servir para reciclagem de produtos e etc, como também prevenir doenças, disseminação de vírus e bactérias, entre outros.

No momento em que o equipamento estiver impossibilitado de uso, é preciso tomar as medidas corretas para descartar adequadamente. Somente dessa forma você terá total certeza de que está em dia com a legislação neste quesito. 

Confira o artigo completo: Descarte de EPIs: Como fazer?

Precisando de EPI? O melhor lugar é aqui! 

Aqui na Prometal EPIs você tem mais do que uma loja de EPIs. Você tem um verdadeiro parceiro em Segurança do Trabalho! Além de oferecermos Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPCs), também fornecemos Sinalização e Uniformes Profissionais.

Tudo com a garantia de quem entende e é especialista no assunto. Afinal de contas, temos uma equipe extremamente treinada e especializada para oferecer a você as melhores soluções. Sem contar no custo-benefício, que garantimos sempre o melhor. 

Aliando um atendimento personalizado e feito por especialistas as melhores marcas do mercado, você tem a certeza de encontrar o lugar certo. Além disso, só para completar, nós também podemos oferecer o melhor custo-benefício da região. 

Não pense em outro local quando pensar em EPIs.

Pensou proteção?  Pensou Prometal EPIs.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.