
A cozinha industrial é um ambiente de trabalho com diversos riscos ambientais existentes. Mas, você sabe quais são as atividades consideradas insalubres? Identificar os limites de tolerância de cada tarefa profissional é fundamental para a saúde e segurança do trabalho. Por isso, hoje vamos falar sobre a insalubridade na cozinha industrial.
Para controlar o limite de tolerância da exposição do trabalhador aos riscos existentes, a NR15 fala sobre a insalubridade, um termo usado para definir a exposição do trabalhador a agentes nocivos à saúde acima dos limites tolerados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com esta norma regulamentadora e a avaliação quantitativa do ambiente, é possível estabelecer as atividades insalubres na cozinha industrial.
Atividades Insalubres na Cozinha Industrial
As atividades insalubres são prejudiciais à saúde e a comprovação de sua existência no ambiente de trabalho é dada através da realização de perícia técnica. No ambiente de cozinha industrial as atividades consideradas insalubres são:
- Trabalhar em altas temperaturas – choques térmicos constantes;
- Umidade – proveniente de atividades como limpeza ou higienização;
- Normalmente vamos encontrar o termo ”fabricação ou manuseio de Álcalis Cáusticos” para a questão da limpeza;
- Limpeza de ralos, refeitórios, banheiros e afins – Quando o assunto é contato com produtos a base de cloro, saponáceos, hipoclorito e amoníacos.
NR 15 e o direito do adicional de insalubridade
De acordo com a NR 15 – Atividades e Operações Insalubres, quando um funcionário trabalha em ambiente insalubre acima do limite de tolerância estabelecido pelo Mistério do Trabalho, deve ser adicionado ao seu salário um percentual de acordo com o grau de insalubridade.
- 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo;
- 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio;
- 10% (dez por cento), para insalubridade de grau minimo;
Para garantir um trabalho seguro para todos os colaboradores, é preciso a conscientização de todos, tanto do empregado, quanto do empregador. A utilização de EPIs é essencial para proteger o trabalhador dos riscos existentes.
Baixe gratuitamente o nosso eBook: “Guia básico dos EPIs na Cozinha Industrial.”
Ótimas informações
Obrigado Benito! Sempre que precisar, pode contar conosco! Um abraço 🙂
boa tarde trabalho em uma cozinha industrial desde 1993.trabalho em uma prestadora de servico nesse mesmo local desde 93,ate 98 recebia salubre,desde de 98 nao recebo mais.ainda tenho direito a salubre? pois futuramente ira me ajudar na questao de aposentadoria..desde ja gradeço .