Blog   EPIs   08 de janeiro de 2018

Vestimentas Especiais x Uniformes Profissionais: Qual é a diferença?

Tempo de Leitura: 2 minutos

vestimenta especiais x uniformes profissionais

Diariamente, os trabalhadores estão expostos a riscos para a sua saúde durante as atividades profissionais. Estar utilizando os equipamentos de proteção adequados e corretamente é de extrema importância para evitar acidentes de trabalho.

O que é Vestimenta de Proteção?

A vestimenta de proteção para o corpo é um EPI que protege contra riscos específicos e deve ter CA emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A NR 10 determina a obrigatoriedade da vestimenta para proteção de todo o corpo contra arco elétrico. Porém, existem outros tipos de vestimentas profissionais para cada atividade e diversos perigos existentes no ambiente de trabalho, como:

  • Calor condutivo: encontrado em diversos ambientes de trabalho. Por exemplo: Cozinha Industrial, Solda, Manuseio de peças quentes, fornos de laboratórios e etc.
  • Calor proveniente de arco elétrico: presente no trabalho do eletricista.
  • Hidrojato ou hidrocorte
  • Respingos de substância químicas: muito comum em laboratórios de química.

Cada vestimenta de proteção irá proteger contra riscos de origem térmica, mecânica, química, radioativa, meteorológica e umidade.

Conheça algumas vestimentas de proteção:

  • Proteção Química
  • Proteção a Solda
  • Proteção Térmica
  • Risco Elétrico

Vestimenta de proteção x Uniformes Profissionais

A diferença entre os dois está no C.A. A vestimenta profissional possui o certificado de aprovação e tem como objetivo proteger o trabalhador contra riscos no ambiente de trabalho. Já o uniforme profissional não é considerado EPI. Porque tem como finalidade apenas como um vestuário de padronização para o trabalho e não garante a segurança dos funcionários de possíveis acidentes de trabalho ou exposição a agentes nocivos.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.