A alimentação do trabalhador – PAT

Tempo de Leitura: 2 minutos

alimentação trabalhador PAT

Proporcionar qualidade de vida para o trabalhador e garantir a segurança no dia a dia da jornada de trabalho é parte fundamental para a promoção do bem estar de todos os colaboradores. Pensando nisso, o blog Pensou Proteção foi atrás de mais informação sobre a melhor maneira de cuidar da alimentação do trabalhador. Convidamos a nutricionista Manuella F. Meggiato para explicar a importância da alimentação de qualidade, os principais benefícios e para que serve o Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT.

Alimentação do Trabalhador

 

A alimentação não é o simples ato de comer e sim é uma ferramenta poderosa na promoção do bem estar e da saúde. Existe a necessidade fisiológica e a satisfação em comer, contudo uma nutrição adequada se preocupa com algumas questões:

  • Qualidade
  • Horário
  • Quantidade
  • Maneira de consumir os alimentos.

Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, facilita o controle de peso e do humor, além disso auxilia também no combate a diversas doenças.

Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT

Com o propósito de assegurar alimentação de qualidade, promoção do bem-estar e redistribuição de renda, as políticas sociais foram criadas através de ações governamentais federais, na área de suplementação alimentar, visando a amenizar os problemas de alimentação e nutrição no Brasil.

Dentre as políticas, destaca-se o Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT, criado na década de 70 para beneficiar os trabalhadores de baixa renda, através do fornecimento de refeições pelas empresas em que trabalham. Uma alimentação adequada aos trabalhadores é de suma importância, pois tem benefícios que vão desde a melhoria de suas condições nutricionais e de qualidade de vida, aumentando a capacidade física, da resistência à fadiga, prevenção de doenças, redução dos riscos de acidente de trabalho e além de tudo aumenta a produtividade.

Criado por: Manuella F. Meggiato
Nutricionista – CRN 8560P

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima