Blog   Segurança do Trabalho   08 de janeiro de 2018

O que é Análise de Risco?

Tempo de Leitura: 3 minutos

A Análise de Risco faz parte das medidas essenciais para a segurança do trabalho.  A APR é um método capaz de avaliar os riscos existentes no local de trabalho para que seja possível prevenir os acidentes e proteger o trabalhador corretamente.

A segurança do trabalho oferece diversas ferramentas para os profissionais realizarem a gestão com eficiência para evitar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Aqui no blog Pensou Proteção, já falamos de algumas dessas ferramentas como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Ficha de EPI, entre outros documentos importantes e obrigatórios.

Hoje, vamos falar sobre a Análise de Risco e a Análise Preliminar de Risco (APR).

Você já ouviu falar?

Se você tem dúvidas sobre este assunto, você está no lugar certo. Veja o que é análise de risco, para que serve, quem pode elaborar a APR e como elaborar a Análise Preliminar de Risco (APR) corretamente. Veja também a importância do documento para promover a segurança do trabalho.

O que é Análise de Risco?

É o processo realizado para identificar os riscos existentes no ambiente de trabalho com o objetivo de minimizar, controlar e evitar as ameaças presentes no dia a dia dos trabalhadores.

A análise de risco pode ser qualitativa e quantitativa! Depende do objetivo final da empresa, levando em consideração o ambiente de trabalho e os riscos que a mesma deseja analisar.

A qualitativa determina a qualidade, é um tipo de avaliação que irá definir onde estão os riscos do seu ambiente laboral, porém, não consegue mensurar a intensidade desses riscos. Já na quantitativa é possível determinar a quantidade dos riscos presentes no trabalho, avaliando a quantidade dos agentes ambientais.

Para que serve a Análise de Risco?

Os principais objetivos da análise de risco na segurança do trabalho é a realização da avaliação dos possíveis riscos em cada etapa das tarefas profissionais. Assim como, estabelecer as correções necessárias, implantar e supervisionar os processos para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores.

Promover a prática das medidas de segurança na empresa através do conhecimento, treinamento e capacitação. Além disso, é possível identificar os riscos presentes. Isto porque, este procedimento registra as correções realizadas nas atividades e locais de trabalho

A análise de risco auxilia diversos tipos de programas na segurança do trabalho, contribuindo para a elaboração e proteção mais eficaz dos trabalhadores. Pois, através dela é possível elaborar o PPRA, o Mapa de Risco. Assim como, o PCMSO, o PCA, PPR e é claro, identificar os EPIs corretos e necessários para cada usuário, de acordo com a atividade de trabalho.

Sabemos que para adquirir um EPI, é preciso compreender quais são os riscos que temos que controlar, minimizar e eliminar. Assim, podemos escolher os EPIs e coletivas de maneira efetiva e correta para cada tipo de atividade. Por isso, a análise de risco é essencial e primordial para a eficiência da segurança do trabalho  nas empresas.

Quem elabora a APR?

Frequentemente a análise de risco está presente nas Normas Regulamentadoras emitida pelo Ministério do Trabalho. Porém, o que não é especificado é quem deve elaborar esta análise. Sabemos que a obrigação da elaboração é do empregador, mas, para assegurar a proteção dos trabalhadores. Por isso, é preciso conhecimento de um especialista na área de segurança do trabalho para determinar os riscos presentes em cada atividade e local de trabalho.

A CIPA também pode orientar e identificar algumas ameaças à saúde do trabalhador. Mas, apenas o especialista como o Engenheiro de Segurança ou Médico do Trabalho poderão quantificar os riscos existentes no ambiente de trabalho.

Análise Preliminar de Risco (APR)

A Análise Preliminar de Risco (APR) é o método utilizado por especialistas da área de segurança do trabalho com a capacidade de determinar os possíveis riscos que poderão ameaçar a saúde e integridade física dos colaboradores. É uma avaliação prévia dos riscos existentes nas atividades profissionais.

Para elaborar a APR corretamente em cada atividade de trabalho, é preciso que o documento tenha os seguintes campos:

  • Empresa
  • Descrição da atividade
  • Local da Atividade
  • Etapas de Trabalho
  • Riscos
  • Medidas de Controle
  • Responsáveis

Por fim, a análise de risco é um estudo técnico sobre determinada tarefa ou procedimento a ser realizado no ambiente de trabalho. Tem o objetivo de identificar e avaliar os riscos presentes para adotar as correções de segurança, praticando a gestão de riscos com eficiência e apresentando a exposição dos mesmos.

A APR é o método utilizado para que seja possível realizar esta análise em cada atividade de trabalho, sendo uma etapa inicial e essencial para dar continuidade aos outros programas, ferramentas e métodos utilizados na segurança do trabalho para prevenir os acidentes e proteger a saúde dos colaboradores.

Gostou? Veja também o que é o Mapa de Riscos e saiba como elaborar!

ficha de epi

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.