Filtre por:

1-1
foto AVENTAL PARA COZINHA INDUSTRIAL

AVENTAL PARA COZINHA INDUSTRIAL

foto CALÇA FRIGORÍFICA NYLON AZUL

CALÇA FRIGORÍFICA NYLON AZUL

foto CALÇA FRIGORÍFICA NYLON BRANCA

CALÇA FRIGORÍFICA NYLON BRANCA

foto CAPUZ DE MALHA SUEDINE AZUL

CAPUZ DE MALHA SUEDINE AZUL

foto CAPUZ DE MALHA SUEDINE BRANCA

CAPUZ DE MALHA SUEDINE BRANCA

foto COLETE NYLON TERMICO AZUL

COLETE NYLON TERMICO AZUL

foto COLETE NYLON TERMICO BRANCO

COLETE NYLON TERMICO BRANCO

foto JAPONA FRIGORÍFICA NYLON AZUL (-35°C)

JAPONA FRIGORÍFICA NYLON AZUL (-35°C)

foto JAPONA FRIGORÍFICA NYLON BRANCA (-35°C)

JAPONA FRIGORÍFICA NYLON BRANCA (-35°C)

foto MEIA TERMICA

MEIA TERMICA

Proteção Térmica

Existem muitos riscos que podem estar presentes no ambiente de trabalho ou mesmo durante certas atividades específicas. Para cada um deles, existem medidas preventivas a fim de diminuir a exposição dos trabalhadores aos mesmos. Assim acontece com a Proteção Térmica para o Corpo.

Como você pode imaginar, a Proteção Térmica protege contra os riscos causados por temperaturas extremas, sejam elas altas ou baixas. Trabalhar diariamente exposto a este risco pode causar diversos tipos de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho, o que é extremamente prejudicial tanto para os funcionários quanto para a empresa.

Por este motivo, utilizar os EPIs adequados que oferecem proteção aos riscos existentes é tão importante. Segundo a NR 6, fornecer os equipamentos de proteção é uma obrigação do empregador, que deve fazê-lo de maneira gratuita para os funcionários.

Após receber os equipamentos, a responsabilidade passa a ser do colaborador, que deverá utilizar, manusear e armazenar os equipamentos conforme as instruções. Como você pode ver nesta página, existem diversos tipos de vestimentas para Proteção Térmica. É importante salientar que nem sempre uma substitui a outra!

Na maioria dos casos, para que haja uma Proteção Térmica eficiente, o colaborador deverá utilizar não somente um item de proteção, como um conjunto de itens. Como por exemplo: calça, japona, calçado de segurança, luvas, meias, etc…

Conheça a linha completa para Proteção para o Corpo!

Não necessariamente todos esses produtos são considerados EPIs! No entanto, havendo a necessidade do mesmo para a proteção e atenuação dos riscos causados por temperaturas excessivas, o fornecimento será exigido ao empregador.

Segundo a Norma Regulamentadora de número 17, existem condições específicas de conforto ao trabalhador que devem ser atendidas. Entre elas, estão:

  • velocidade do ar inferior a 0,75 m/s;
  • umidade do ar igual ou superior a 40%;
  • temperatura efetiva entre os 20 e 23ºC.

Dessa forma, quaisquer condições de trabalho que fujam das especificações acima, deverá ser avaliada a necessidade da Proteção Térmica. Essa avaliação deverá ser feita por profissional capacitado e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.

Características das Vestimentas para Proteção Térmica

  • Oferecem proteção contra temperaturas extremas;
  • Roupas confortáveis;
  • Mantém a temperatura do corpo do trabalhador;
  • Não impede a habilidade durante as atividades;
  • Pode ser calça, avental, colete, japona, capuz, balaclava, entre outros.
  • Adquirindo na Prometal EPIs, possui um excelente custo-benefício;
  • Produtos com excelente durabilidade.

Profissões onde é utilizada a Proteção Térmica

  • Frigoríficos;
  • Metalúrgicas;
  • Siderúrgicas;
  • Atividades que envolvam Soldagem;
  • Gastronomia e ramo alimentício;
  • Etc.

Por que os EPIs são importantes?

Os Equipamentos de Proteção Individual, bem como a Proteção Térmica, são fundamentais para a saúde e segurança física dos trabalhadores. O motivo é muito simples e tem ligação com as Medidas de Controle de Risco e a Hierarquia de Controle de Riscos.

As Medidas de Controle de Risco, como você pode presumir, são todas as estratégias a serem tomadas a fim de eliminar ou atenuar todos os riscos presentes no ambiente de trabalho. Para que essas estratégias tenham uma organização que faça sentido, existe a Hierarquia de Controle.

Essa hierarquia exige que as medidas sejam implementadas de três maneiras, seguindo obrigatoriamente essa ordem:

  • Na própria fonte de risco;
  • No ambiente do risco;
  • No receptor do risco.

Os EPIs e demais itens de proteção, como a Proteção Térmica, estão inseridos na terceira medida preventiva, no receptor do risco. Ou seja, no trabalhador! Dessa forma, os equipamentos de proteção tornam-se a última das medidas a serem tomadas, e só serão utilizados quando todas as outras medidas tiverem sido insuficientes.

Assim, fica clara a importância dos Equipamentos de Proteção para a saúde dos trabalhadores.

Buscando EPIs para a Proteção Térmica? Conte conosco!