Blog   EPIs   08 de janeiro de 2018

Quais são os equipamentos com Certificado de Aprovação (CA) – NR 6?

Tempo de Leitura: 4 minutos

os tipos de epis nr 6

Proteger o trabalhador no dia a dia exige informação, prevenção e muita atenção! Para que os profissionais da segurança do trabalho garantam a segurança dos colaboradores é preciso conhecimento sobre as Normas Regulamentadoras, doenças ocupacionais, saúde e higiene, entre outros aprendizados.

Reconhecer os riscos ambientais e identificar os EPIs adequados para os trabalhadores faz parte do dia a dia desses profissionais. A NR 6 estabelece quais os EPIs que as empresas devem fornecer aos funcionários quando for necessário.

 

A importância do conhecimento dos EPIs e a NR 6

Para assegurar a proteção dos trabalhadores, os Engenheiros e Técnicos em Segurança do Trabalho, além de aplicar as medidas de seguranças necessárias para cada ambiente, contam com o auxílio dos Equipamentos de Proteção Individual para proporcionar ao funcionário segurança, conforto e qualidade na jornada de trabalho. Por isso, compreender e conhecer os tipos de EPIs é extremamente importante.

De acordo com a NR 6 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), define o EPI como, “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”. São equipamentos essenciais para proteger a saúde e a integridade física dos colaboradores de uma empresa. Aliados às medidas de segurança do trabalho, os EPIs exercem papel fundamental para proteger o usuário e minimizar os riscos presentes nos locais de trabalho.

Para que o Equipamento de Proteção Individual possa realmente proteger o usuário, é preciso ficar atento algumas obrigatoriedades como o Certificado de Aprovação emitido pelo Ministério do Trabalho, o CA. Conforme a NR 6, todo EPI, seja ele de fabricação nacional ou importado, só pode ser comercializado ou utilizados nas empresas se tiver a indicação do Certificado de Aprovação. (Saiba mais aqui!). Além da aprovação emitida pelo MTE, alguns equipamentos também necessitam da aprovação do INMETRO. (Veja a lista completa!)

 

Os tipos de EPIs

Sabemos que a NR 6 – Equipamento de Proteção Individual estabelece os direitos e deveres do empregado e do empregador, assim como define os tipos de EPIs que devem ser disponibilizados aos funcionários quando existir algum risco nas atividades da jornada de trabalho. De acordo com anexo I desta norma regulamentadora, os tipos de EPIs são:

 

EPI para proteção da cabeça

Capacete de segurança: utilizados para proteger a cabeça do trabalhador contra impactos e ferimentos causados pela queda de objetos,também previne queimaduras e choques. Para os trabalhos de combate a incêndio, encontramos capacetes de segurança para proteção contra riscos de calor.

Capuz ou balaclava: o capuz serve para garantir a proteção do crânio e pescoço contra riscos de origem térmica, respingos de produtos químicos e trabalhos onde haja riscos com partes giratórias ou móveis de máquinas.

EPI para proteção dos olhos e face

Óculos de segurança: protege os olhos do trabalhador contra partículas volantes, luminosidade intensa, radiação ultravioleta, infravermelha e respingos de produtos químicos.

Protetor facial: ideal para proteger a face do usuário contra impactos de partículas volantes, respingos de produtos químicos, radiação infravermelha e contra a luminosidade intensa.

Máscara de solda: garante a proteção dos olhos e face contra impactos de partículas volantes, radiação ultravioleta, infravermelha e a luminosidade intensa.

EPI para proteção auditiva

Protetor auditivo: serve para proteger o trabalhador contra níveis de pressão sonoras, ou seja, o nível de atenuação do ambiente de trabalho. (Entenda sobre os níveis de ruído e os protetores auditivos ideais para cada atividade)

EPI para proteção respiratória

Existem diversos tipos de EPIs para a proteção respiratória, cada um serve para proteger o usuário contra riscos específicos, como poeiras, névoas, fumos, vapores orgânicos, produtos químicos e entre outros. Assim como os (Veja neste post os EPIs para a proteção respiratória!)

EPI para proteção do tronco

As vestimentas tem o objetivo de proteger o tronco contra riscos de origem térmica, mecânica, radioativa, meteorológica e contra umidade de operações com uso de água.

EPI para proteção dos membros superiores

Encontramos diversos tipos de luvas de segurança no mercado. Este EPI é responsável por proteger as mãos e ou braços do trabalhador. Os cremes de proteção também são considerados EPIs e fundamentais para a pele, visto que o trabalhador entra em contato com diversos tipos de fungos, bactérias e algumas substâncias específicas de cada atividade, como produtos químicos, graxa, óleos, etc.

Já a manga ou mangote protege o braço e o antebraço do trabalhador contra choques elétricos, agentes abrasivos e escoriantes, agentes cortantes e perfurantes e agentes térmicos. A braçadeira é ideal para garantir a proteção do antebraço contra agentes cortantes e escoriantes.

  • Luvas
  • Creme Protetor
  • Manga ou mangote
  • Braçadeira
  • Dedeira

EPI para proteção dos membros inferiores

Os calçados de segurança são responsáveis pela proteção dos pés. Os tipos de calçados são bota, botina, coturno, sapato e tênis. Todos devem conter o CA, emitido pela MTE.

  • Calçado
  • Meia para proteção dos pés contra baixas temperaturas
  • Perneira
  • Calça para proteger o trabalhador contra agentes abrasivos e escoriantes, agentes químicos e térmicos.

EPI para proteção do corpo inteiro

Macacão: Quando o trabalhador necessita da proteção dos troncos, membros superiores e inferiores, é ideal a utilização do macacão auxilia na proteção de agentes térmicos, produtos químicos e umidade da água.

Vestimenta de corpo inteiro: São encontrados alguns tipos de vestimentas para proteção do corpo, cada uma para um determinada atividade. Elas protegem o usuário contra respingos de produtos químicos e a umidade da água. Para a proteção contra choques elétricos, é recomendado o uso da vestimenta condutiva!

 

EPI para proteção contra quedas com diferença de nível

Cinturão de segurança com dispositivo trava-queda: é ideal para a proteção do usuário contra quedas em operações com movimentação vertical ou horizontal

Cinturão de segurança com talabarte

É importante ter o conhecimento sobre cada equipamento para que você saiba onde procurar a proteção que o trabalhador necessita! Compreender os riscos ambientais e analisar o mapa de riscos irá facilitar o profissional na escolha dos EPIs adequados para cada tarefa da jornada de trabalho.

Conversar com os trabalhadores também é uma medida importante, pois os colaboradores vivenciam o dia a dia e identificam algumas falhas, desconfortos ou qualquer outra informação que possa auxiliar os profissionais da segurança do trabalho para adotar as medidas de segurança necessárias.

Para a segurança do trabalho da empresa funcionar, é indispensável a presença dos Engenheiros e Técnicos em Segurança do Trabalho, profissionais importantíssimos para preservar a saúde dos funcionários, minimizar os riscos presentes e o número de acidentes de trabalho.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.