Blog   EPIs   08 de janeiro de 2018

O protetor solar na vida do trabalhador

Tempo de Leitura: 3 minutos

protetor solar trabalhador

Verão, a estação do calor, a estação do sol, a estação da exposição. A cada ano que passa ouvimos falar que o sol está ficando mais forte, as temperaturas mais elevadas e os riscos de doenças de peles cada vez mais frequentes. No Brasil, o câncer de pele, corresponde a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados, sendo a radiação ultra-violeta natural, proveniente do sol, a principal causa da doença. Com a destruição da camada de ozônio, os raios UV-B, que estão intrinsecamente relacionados ao surgimento do câncer de pele, têm aumentado progressivamente sua incidência sobre a terra. Mas, afinal, com tantas informações, como se proteger?

Engana-se quem acha que devemos cuidar da pele apenas no verão. Para prevenir os riscos de doenças e garantir a nossa saúde, precisamos nos proteger o ano inteiro, em todas as estações. Os trabalhadores de céu aberto, que ficam expostos as radiações solares durante longas horas, o uso do protetor solar é essencial para a proteger a pele.

Para utilizá-lo de maneira correta, devemos aplicar o produto de 15 a 20 minutos antes da exposição do sol, para a sua pele absorver melhor, e não esqueça, o cuidado com o rosto deve ser redobrado. Outra dica importante, lembrar-se de aplicar nas áreas sensíveis como rosto, lábios e cabeça, principalmente os calvos, necessitam de um cuidado maior e, portanto, de um protetor solar de FPS mais elevado. Por falar em fator, você sabia que o fator de proteção solar 100 oferece a mesma proteção que o 30? A diferença está no tempo que você pode ficar exposto, ou seja, você pode ficar mais tempo sob o sol do que poderia ficar com o FPS30.

Qual é o protetor solar mais adequado para a sua pele?

O dermatologista Thomas Fitzpatrick classificou a pele em 6 tipos e falou sobre algumas dicas de proteção:

Tipos 1 e 2: Peles muito brancas e peles brancas.
Dica: Para esses tipos de peles, que jamais se bronzeiam e queimam-se com extrema facilidade, recomenda-se o fator de proteção 60, pois, tais protetores são capazes de bloquear 98,5% dos raios ultravioletas;

Tipo 3 e 4: Peles ligeiramente morenas e peles morenas.
Dica: Essas peles já contam com uma pequena proteção natural. Queimam-se com facilidade, mas podem ficar bronzeadas e, por isso, podem ser protegidas com o fator de proteção 30 que filtra 96% dos raios ultravioletas;

Tipo 5 e 6: Peles muito morenas e peles negras.
Dica: Para essas peles, que ficam bronzeadas com facilidade e raramente se queimam, o fator de proteção 15, que filtra 87% dos raios ultravioletas, é o mais indicado.

O mais importante do que todas essas dicas é sempre olhar as instruções da marca do seu protetor solar, referente ao modo de usar, qual o tempo de duração e ficar atento do tempo da reaplicação do produto.

O protetor solar é considerado um EPI?

O protetor solar ainda não é definido como EPI, por não ter CA e não constar no Anexo I da NR 06 que trata dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Mas, consta em seu Anexo I a lista destes e traz na alínea F – EPI para proteção dos membros superiores, subitem f.2 – creme protetor o qual é descrito da seguinte forma:

a) creme protetor de segurança para proteção dos membros superiores contra agentes químicos.

Protetor solar é considerado EPI? Saiba mais  neste artigo do Blog Pensou Proteção!

Creme de Proteção x Protetor Solar

Segundo a NR 6, o creme protetor é utilizado para a proteção dos membros superiores contra agentes agressores. Veja neste artigo sobre os grupos dos cremes de proteção e qual você deve utilizar.

Já o protetor solar é um produto utilizado para proteção da pele contra as radiações provenientes a exposição solar. Portanto, para a proteção dos trabalhadores expostos ao sol forte o uso de protetor solar é imprescindível e deve ser exigido para a segurança da sua saúde.

 

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.