Blog   EPIs   08 de janeiro de 2018

Como evitar acidente de trabalho com rede elétrica?

Tempo de Leitura: 3 minutos
epis risco choque elétrico

O risco elétrico está presente em diversas atividades que realizamos, tanto no trabalho quanto no lazer. Mas, como prevenir os acidentes de trabalho? A manutenção em rede elétrica deve ser realizada com cuidado, seguindo as normas de segurança e protegendo os trabalhadores com os equipamentos adequados para cada tipo de atividade.

NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Para garantir a segurança do trabalho, o MTE estabeleceu algumas regras para as empresas e os trabalhadores exercerem as tarefas profissionais com mais proteção no dia a dia. A NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade estabelece os requisitos e condições mínimas para implementação de medidas de controle e sistemas preventivos com o objetivos de garantir a segurança e integridade física dos colaboradores que exerçam tarefas em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

EPIs para Risco Elétrico

De acordo com a NR 06, é dever de todos empregadores fornecer o Equipamento de Proteção Individual. Por isso, é importante ter a opinião de um especialista em segurança do trabalho, pois, ele irá identificar os riscos ambientais para que seja feita a escolha adequada dos EPIs para cada trabalhador, em diversos tipos de atividades.

Quando falamos em eletricidade, lembramos apenas de lugar “comuns” que vivenciamos cotidianamente. Porém, o risco elétrico está presente em diversos lugares, principalmente na atividades profissionais, onde a exposição é muito maior! Para proteger os colaboradores é preciso aplicar algumas medidas de segurança e utilizar os EPIs específicos para essa atividade.

Os principais EPIs para o risco de choque elétrico são:

Capacete de Segurança classe B: Indicado para o uso com risco de choque elétrico.
Botina de segurança: Cuidado ao escolher este EPI. Certifique-se que não tenha nenhum material metálico. Para estar 100% seguro é preciso um equipamento dielétrico, capaz de isolar a eletricidade. Existem diversos tipos de botinas com essas características, como:

  • Botina Bidensidade
  • Botina com bico de composite
  • Botina Monodensidade
  • Botina com protetor de metatarso e bico de composite
  • Botina Nobuck com Bico de Composite
  • Tênis de segurança

Luva de Segurança: É um EPI essencial para o trabalhador. As luvas de proteção garantem a segurança na manutenção de instalações e serviços com eletricidade em geral. É ideal a utilização de duas luvas: A luva isolante de borracha e a luva de couro que é sobreposta para proteger a integridade da luva isolante. Veja alguns exemplos:

  • Luva Isolante de Borracha: proteção de mãos e braços
  • Luva Couro de Proteção para Luva Isolante
  • Luva de proteção tipo condutiva: É mais justa e protege apenas mãos e punhos.
  • Luva de vaqueta: luva de segurança mecânica para luvas do tipo condutiva

Manga Isolante de Borracha: protege os braços e proporcionam mais segurança para exercer determinadas atividades onde o risco pode ser maior.
Cinto de Segurança: Às vezes também é preciso realizar o trabalho em altura! O cinto de segurança para eletricista é específico para proteger o trabalhador do risco de choque elétrico.
Protetor Facial Contra Arco Elétrico
Vestimentas Especiais: Camisas e calças especiais contra agentes térmicos provenientes do arco elétrico.

Esses são alguns EPIs que podemos utilizar para evitar os acidentes de trabalho com a eletricidade. Para cada atividade, um EPI específico que irá proteger o usuário contra o risco existente. Lembrando da importância do Engenheiro ou Técnico em Segurança do Trabalho para identificar os riscos e aplicar as medidas de proteção pertinentes para proteger os colaboradores na jornada de trabalho.

Quer consultar o CA do seu equipamento? Confira a maneira mais confiável para você verificar a validade do Certificado de Aprovação clicando aqui!

Treinamento

Para assegurar a proteção dos trabalhadores, o treinamento é fundamental para que todas as medidas de segurança sejam efetivas. A conscientização dos riscos, das medidas de controle e da utilização dos EPIs contribui para a diminuição dos acidentes de trabalho. Capacitar os colaboradores para exercer as atividades irá proporcionar mais segurança para todos no ambiente de trabalho.

Dúvidas sobre a NR 10? Veja a norma regulamentadora completa no Guia Trabalhista.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.