NR 21: Trabalho a Céu Aberto

Tempo de Leitura: 2 minutos

nr 21 ceu aberto

O trabalho a céu aberto expõe os colaboradores à diversos riscos ambientais para exercer as tarefas da jornada de trabalho. Por isso, o Ministério do Trabalho estabeleceu algumas medidas de segurança para garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores.

Existem diversos fatores capazes de prejudicar a saúde dos trabalhadores quando são sujeitados a trabalho a céu aberto. A NR 21 determina a obrigatoriedade da existência de abrigos para proteger os trabalhadores contra eventuais catástrofes, temporais, alagamentos e qualquer situação extrema das condições climáticas.

Proteção da pele

Outro elemento que preocupa os prevencionistas é a proteção da pele do trabalhador contra a insolação excessiva, o calor, o frio, a umidade e os ventos inconvenientes. Para proteger, é preciso adotar medidas de proteção para a pele como o uso do protetor solar e também dos cremes de proteção. A NR 21 estabelecer a obrigatoriedade da solução de medidas especiais para garantir a segurança da saúde da pele devido às exposições na jornada de trabalho.

Para compreendermos qual o protetor solar mais adequado, dermatologista Thomas Fitzpatrick classificou a pele em 6 tipos. Veja:

Condições sanitárias

Encontramos diversos tipos de ambientes de trabalho em condições nada favoráveis para que seja possível exercer as atividades com segurança e proteção. As condições sanitárias são essenciais para prevenir prováveis doenças que podem surgir a partir das péssimas condições de trabalho ou até mesmo por ausência das medidas de prevenção higiênica.

Proporcionar qualidade de vida para o trabalhador faz parte da segurança do trabalho, por isso, devemos garantir um ambiente seguro, higienizado e com todos os equipamentos de segurança necessários para os colaboradores. Assim como, a proteção adequada para a pele, de acordo com a jornada de trabalho de cada atividade. Além de fornecer o protetor solar ideal para cada tipo de pele, é dever do empregador promover a conscientização dos riscos ambientais, o uso dos EPIs e o fornecimento de todas as informações necessárias para que o trabalhador sinta-se seguro e apto para exercer as suas tarefas.

Leia também: O protetor solar no trabalho a céu aberto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima