Blog   EPIs   08 de janeiro de 2018

Luva de Segurança: Como escolher este EPI corretamente?

Tempo de Leitura: 4 minutos

luva de segurança epi

As luvas de segurança são essenciais para o trabalhador ter a proteção necessária contra os riscos nas atividades do dia a dia. No mercado, encontramos diversos tipos de luvas e muitas vezes dificulta o consumidor na hora da escolha do EPI ideal. Proteger as mãos é uma das medidas de seguranças mais importantes, afinal, utilizamos esta parte do corpo com muita frequência nas tarefas profissionais. Hoje, vamos falar sobre alguns tipos de luvas de segurança que encontramos no mercado de EPIs e como escolher o equipamento adequado.

A importância da proteção das mãos

Diariamente, utilizamos esta parte do corpo para exercer diversos tipos de tarefas, sejam elas profissionais ou não! Frequentemente realizamos ações, utilizando as mãos como “ferramenta de trabalho”, como por exemplo para manusear equipamentos, cortar alimentos, carregamento de pesos, manutenção elétrica, entre outras funções.

De acordo com o Ministério do Trabalho, as mãos é a parte do corpo mais atingida em acidentes de trabalho ou domésticos, tais como, queimaduras, cortes, fraturas, lesões que podem até mesmo impossibilitar e incapacitar os movimentos das mãos. Por isso, o uso do EPI é de extrema importância para que o trabalhador exerça as suas tarefas com segurança na jornada de trabalho.

O que a luva de segurança protege?

A luva de segurança é um EPI destinado a proteção das mãos e membros superiores. Por ser um equipamento de proteção individual, o CA é obrigatório em todas as luvas e disponibilizado no site do MTE para tirar as dúvidas sobre cada modelo de luva para que possamos compreender qual o tipo de risco que o EPI irá proteger, como:

Riscos Físicos ou Mecânicos: Abrasão, corte, perfuração, choque elétrico e temperatura.
Riscos Químicos ou Biológicos: Bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários e vírus.

Tipos de luvas de proteção

Encontramos diversas variedades de luvas de proteção individual com características distintas para atender as necessidades específicas de cada atividade profissional. De acordo com a VOLK, podemos classificar este EPI com diferentes critérios, como por exemplo a sua utilização, o seu método de fabricação, o tipo de proteção que elas oferecem, os materiais utilizados, espessura, entre outros.

Por isso, vamos mencionar alguns modelos que podemos encontrar e explicar quais são os riscos que ela protege.

Luva Anticorte: Proteção a produtos secos, sob temperatura ambiente, que possam causar corte nas mãos
Luva de Látex Natural: Grande flexibilidade e boa resistência a muitos ácidos e álcool, são a escolha confortável para proteção contra químico.
Luva de Látex Nitrílica: Resistente a saliências e perfurações, abrasões e cortes para uma luva de polímero fino. Ótima proteção contra bases, óleos, muitos solventes, graxas e gordura animal.
Luva de Malha: Resistem à riscos de abrasão e contato com farpas de madeiras e outros. Quando são de malha de algodão, proporcionam excelente conforto térmico pois, o algodão tende a absorver o suor das mãos.
Luva de PVC: Proporciona boa resistência contra muitos ácidos, cáusticos, bases álcoois e ainda resiste a abrasão.
Luva de Vaqueta e Raspa de Couro: São excelente para resistência à abrasão e por ser couro, possui boa resistência nas atividades de solda. Para atividades onde não exija muita maleabilidade, estão entre as favoritas.
Luva Descartável:São luvas de uso único com propósitos específicos; podem ser de Vinil, Latex natural, Nitrílicas, Com amido e Sem amido. Bem conhecidas como luvas de procedimento.
Luva para Alta Performance: São luvas com características específicas e, normalmente, com finalidades especiais, como: Maior resistência à corte, maior resistência à impacto, maior resistência à perfuração e outros.
Luva para Isolação Elétrica: proteção contra choque e energia elétrica.
Luva para Temperatura: Protege contra altas e baixas temperaturas dos diversos tipos de ambientes de trabalho.

Lembrando que existem outros modelos de luvas de segurança! Para cada atividade específica, um tipo de proteção adequada para proteger o trabalhador contra os riscos existentes.

Por isso, é tão importante a identificação dos riscos ambientais para a escolha dos equipamentos de proteção individual e coletiva, para que seja possível compreender quais as ameaças à saúde e integridade física do trabalhador devemos proteger.

Tamanho das Luvas

Sabemos que cada usuário tem um tamanho de mão e identificar o tamanho adequado é fundamental para garantir a segurança no trabalho. Pois, se a luva estiver muito apertada ou até mesmo folgada demais, poderá dificultar o colaborador para as ações da sua jornada, exigindo mais atenção, paciência e força para lidar com a luva incorreta. Além de expor facilmente ao risco em virtude do EPI inadequado.

Os tamanhos variam entre 6, 7, 8, 9, 10 e 11. Listamos alguns pontos para você ficar atento na hora da escolha da luva de segurança correta:

– Não pode ficar “sobrando” nas pontas dos dedos
– Cuide para o EPI não ficar apertado nas mãos do trabalhador.
– Atenção: As luvas esticadas demais podem ser sinônimo de luva curta.
– Tenha a medida da mão do trabalhador para facilitar a escolha.

Veja a circunferência da sua mão em mm e o cumprimento da sua mão em mm. Abaixo confira o tamanho correspondendo da Luva:

tamanho luva de proteção volk

Fonte: Volk

Pensando em facilitar o seu dia a dia, nós, da Prometal EPIs, desenvolvemos um Medidor de Luvas para você descobrir o tamanho de luva ideal para o trabalho.

Para baixar o material, basta clicar aqui!

Compreender o EPI adequado, além de proteger o trabalhador, também irá aumentar a produtividade, tranquilidade e segurança. E não esqueça: A conscientização do uso também faz parte das medidas de segurança e promovem a prevenção de acidentes de trabalho. Forneça o EPI, treinamento e principalmente, o conhecimento!

Gostou do conteúdo? Você pode se interessar pelo vídeo “Como retirar as luvas contaminadas?” criado pelo canal Pensou Proteção para demonstrar na prática como retirar este EPI sem contaminar o usuário.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.